quarta-feira, 4 de julho de 2012

A importância do Facebook

As redes sociais estão a tornar-se, cada vez mais, ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Ajudam as carreiras profissionais através do networking, possibilitando novas oportunidades de emprego ou a entrada no mercado de trabalho. Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão a ser bastante utilizadas e a ganhar terreno no campo profissional, como por exemplo o Facebook. Algumas empresas utilizam essa estratégia de marketing para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, inserindo-a no dia-a-dia do seu consumidor, e informá-los de todas as actualizações, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. Torna-se uma forma interativa, e em tempo real, de estar em constante contato com o cliente, que pode dar suas sugestões e fazer suas reclamações. Entre as vantagens está o feedback imediato da aceitação do produto e da marca. É possível dizer que as redes sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais. O Facebook, fundado por Mark Zuckerberg, deve atingir a marca de um bilhão de usuários até o próximo mês de Agosto de 2012, de acordo com um levantamento feito pelo pesquisador Gregory Lyons, da empresa de marketing digital iCrossing. A partir do momento em que o Facebook registrar essa quantia de perfis, um sétimo de todos os seres humanos do planeta vai fazer parte da rede social. Os dados oficial divulgados pelo Facebook mostram que a rede social conta com 800 milhões de usuários. Para fazer a projeção do futuro, Lyons afirmou que analisou dados referentes à adesão de usuários desde o final de 2008. O analista explica que em países onde o Facebook foi adotado em fase inicial, o crescimento do número de usuários já diminuiu ou parou. Mas, no caso de países como o Brasil e a Índia, por exemplo, a rede social ainda está em forte expansão. “Ambos os países são populosos e possuem milhões de usuários potenciais. Na Índia, apenas 3% da população está no Facebook, enquanto no Brasil apenas 16% dos habitantes criaram cadastro na rede”, declarou a empresa de consultoria. Nos últimos nove meses, o Brasil rendeu 17 milhões de usuários novos, enquanto a Índia garantiu 12 milhões. Quando Zuckerberg apresentou o novo recurso Timeline do Facebook, o executivo havia informado que o número de usuários era de 800 milhões. Naquele momento, Zuckerberg também destacou que o objetivo da empresa não era somente o de conseguir novos usuários, mas também conseguir mantê-los. Em termos empresariais é possível mensurar estatisticamente e sem custos quantas pessoas acedem a um perfil e em que parte do globo se encontram. Com estas ferramentas será cada vez mais fácil atingir os públicos a que se destina um determinado negócio e direccioná-lo para esses potenciais clientes. A Petinga Comunicação também tem esse serviço disponível, da gestão de redes sociais, com especial incidência para o aproveitamento e pragmatismo de uma empresa que tencione comunicar produtos ou marcas pelo Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário